Browse By

A Glória do nosso Grande Deus

Quem é Deus? Quais são seus atributos? Podemos conhecer a Deus? Como ele pode ser conhecido? Só podemos conhecer a Deus, porque ele se revelou. Deus é um só, mas subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Deus trino revelou-se na criação, em nossa consciência, nas Escrituras e em seu Filho Jesus Cristo.

As digitais de Deus podem ser vistas em toda a criação, desde uma gota de orvalho às galáxias mais distantes. Deus não só criou o universo, mas, também, sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Ele é o Deus criador, sustentador, provedor, redentor e consolador. Ele reina soberano sobre toda a terra e tem as rédeas da história em suas mãos. Ele levanta reinos e abate reinos. Coloca reis no trono e os faz apear de lá. A história não é cíclica nem está à deriva, mas caminha para uma consumação final, onde a vitória retumbante é de Cristo e de sua igreja.

O universo inteiro é um palco iluminado pela glória de Deus. O rei Davi declarou que os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos (Sl. 19.1). O apóstolo Paulo diz que os atributos invisíveis de Deus podem ser vistos pelas coisas que foram criadas (Rm 1.20).

Deus se revelou, outrossim, por meio de nossa consciência, colocando dentro de um nós, um tribunal moral (Rm 2.15). Deus revelou-se, ainda e, sobretudo, mostrando quem é e quais seus gloriosos propósitos, nas Escrituras (2Tm 3.16,17). A Bíblia é a palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. Por último, Deus revelou-se completa e finalmente em seu Filho Jesus Cristo (Hb 1.1,2). A revelação foi progressiva até Jesus, mas não depois de Jesus. Ele é o Amém de Deus. Jesus é o resplendor da glória, a expressão exata do ser de Deus. Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Ele pôde dizer: “Quem me vê a mim, vê o Pai, porque eu e o Pai somos um”.

Como podemos conhecer este Deus? Quais são as marcas de seu caráter? Quais são os seus atributos? Os atributos de Deus são as características de sua Pessoa divina. Há atributos divinos que são incomunicáveis, ou seja, só Deus os possui e nenhuma de suas criaturas as ostenta. Quais são esses atributos? Autoexistência, infinitude, imensidão, eternidade, imutabilidade, onisciência, onipresença, onipotência, transcendência. Há atributos, porém, que Deus reparte conosco como sua santidade, justiça, misericórdia e amor. Quando olhamos para as Escrituras vemos que Deus é eterno em seu ser. Ele não passou a existir, é o pai da eternidade. Não foi criado, é o criador. Não deriva sua existência de outro ser, é autoexistente. Não sofre variação, é imutável. Não está limitado ao tempo, é infinito. Não está limitado ao espaço, é imenso. Nada lhe é impossível, é onipotente. Nada escapa ao seu conhecimento, é onisciente. Ninguém pode escapar de seu alcance, é onipresente. Deus não pode ser melhor nem pior, é perfeito. Não comete enganos nem pode mentir, ele é a verdade. Não há laivos de impureza em seu ser, ele é santo. Deus é justo em todas as suas obras. Ele é bom e misericordioso em todos os seus atos. Ele é fiel em todas as suas promessas.

Deus é o começo, o meio e o fim de todas as coisas. Tudo é dele, tudo acontece por meio dele e tudo é para ele. O homem não é o centro do universo, Deus é. Todas as coisas foram criadas por ele e existem para o louvor de sua glória. Nós vivemos para refletir sua glória. Devemos comer, beber e fazer todas as demais coisas para a sua glória. A vida só encontra pleno significado em Deus. Só nele nossa alma encontra descanso verdadeiro. Ele é o porto seguro onde devemos ancorar todas as nossas esperanças. Ele é quem nos dá a vida, a respiração e tudo o mais, pois nele vivemos, nos movemos e existimos; a ele, portanto, a glória, a honra e o louvor pelos séculos sem fim!

Rev. Hernandes Dias Lopes