Browse By

Em tudo dai graças!

Uma afirmação simples, na verdade uma ordem vinda de Deus através de um servo fiel. Não é fácil obedecer esta ordem, quem a ordenou sabe disso. Temos ao redor desta frase no contexto de 1Tessalonicenses 5.18 muitas outras orientações que nos conduzem a obedecer esta ordem. O apostolo Paulo desde o princípio desta carta até seu final fala de dar graças. Podemos dizer então que toda a conduta de Paulo ensejava o dar graças a Deus, desde que chegou em Tessalônica, ou antes, desde que Paulo teve um encontro vivo e verdadeiro com Jesus passou a dar graças, portanto afirma ser esta a vontade de Deus.
Perceba que o texto não diz que por tudo devemos dar graças. Seria difícil dar graças a Deus quando ouvimos a notícia de um estupro, um assassinato violento ou um lar desfeito. Mas em meio a esta situação podemos dar graças a Deus, digo até que devemos dar graças a Deus. Em meio ao luto podemos agradecer a Deus pelo tempo de vida que ele deu ao falecido. Em meio a violência podemos dar graças a Deus pela vida preservada e clamar para que o resultado não seja mais violência. Quando um lar é desfeito podemos agradecer a Deus por ser possível uma restauração e clamar para que haja entendimento e aprendizado.
Estamos em um mundo com regras, entendemos que as consequências do pecado são crescentes e a humanidade não foi destruída completamente ainda por causa da misericórdia de Deus, por isso em todas as circunstâncias ainda podemos dar graças a Deus. Lembre-se da frase “poderia ser pior” e entenda que de fato a misericórdia de Deus atua fortemente em nossas vidas. A regra que vemos é que a concupiscência gera o pecado e o pecado leva a morte (Tg 1.15), então se não fomos destruídos ainda é pela graça de Deus, é por suas constantes intervenções.
Muitos concluem que Deus não intervém neste mundo, por isso o mundo está tão caótico. Na verdade, o fato de ainda haver mundo é prova da intervenção de Deus, que vem freando os impulsos malignos de todos os seres humano para que o mundo não seja destruído.
Veja que durante a escrita desta carta o Apóstolo Paulo estava sendo perseguido e passava por diversas provações, mas em toda carta ele dá graças e se lembra da graça. Em 1.1 ele saúda os irmãos com a graça; em 1.2 ele dá graças pela vida dos irmãos; em 2.13 ele dá graças pois eles receberam a palavra de Deus chegando a declarar que eles eram a esperança, alegria e coroa de glória diante de Jesus; em 3.9 ele dá graças a Deus pois os irmãos estavam firmes no Senhor; por último neste capítulo ele diz que em tudo devemos dar graças a Deus porque esta é a vontade de Deus.
Podemos e devemos dar graças a Deus em meio a este difícil momento da humanidade, pois tem trazido a nós entendimento e discernimento.

Michael Costa
Igreja Presbiteriana no Jardim América